eJournal USA

INFORMAÇÕES PARA TURISTAS
Quero Solicitar um Visto de Turista

See You in the U.S.A.

ÍNDICE
Sobre Esta Edição
Boas-Vindas Oficiais
Quero Solicitar um Visto de Estudante
A Voz de uma Estudante (Índia)
A Voz de um Estudante (Marrocos)
O Problema das Listas de Melhores Escolas
A Voz de um Estudante (Irã)
A Voz de um Estudante (Bangladesh)
Quero Solicitar um Visto de Turista
Os 10 Destinos Mais Procurados dos EUA
10 Outros Destinos Dignos de Atenção
Como Evitar Golpes com Vistos
A Voz de um Turista (China)
E se Eu Precisar de Atendimento Médico?
Quanto Tempo Levará para Obter Meu Visto?
10 Grandes Sanduíches Americanos
Quero Solicitar um Visto de Negócios
A Voz de um Homem de Negócios (Quênia)
Quero Solicitar um Visto de Trabalho Temporário
A Voz de uma Profissional (Nigéria)
Mudanças no Ar
Jeitos de Viajar
Horas de Viagem Estimadas
Passando pela Segurança dos Aeroportos
Recursos Adicionais
Download versão Adobe Acrobat (PDF)
 

Quem pode solicitar visto de turista?

Você pode solicitar um visto de turista (B2) se o motivo da sua viagem for (1) recreativo (incluindo turismo, visita a amigos ou familiares, participação não remunerada em eventos culturais ou esportivos ou outros motivos de lazer); ou (2) para tratamento médico nos Estados Unidos.

A solicitação de visto é necessária a menos que o seu país participe do Programa de Isenção de Vistos (VWP) e sua visita ao país for por um período inferior a 90 dias. Nesse caso, é preciso um passaporte que possa ser escaneado por leitor eletrônico. Uma nova regulamentação exige que os viajantes do VWP solicitem uma autorização de viagem eletrônica. Para mais informações, consulte http://travel.state.gov/visa/temp/without/without_1990.html#epassport.

Quanto tempo antes da viagem devo fazer a solicitação?

Faça a solicitação pelo menos dois meses antes da viagem. Esse período é suficiente para obter uma entrevista de visto e para o processamento do visto, assim como para qualquer processo administrativo adicional (raramente necessário). O tempo de espera varia de acordo com a embaixada e a época do ano — por exemplo, muitos candidatos a visto querem viajar de junho a agosto (verão nos Estados Unidos), nesse caso o tempo de espera pode ser maior. Orientações específicas para cada país estão disponíveis no site http://travel.state.gov/visa/temp/wait/wait_4638.html.

Quais são os principais passos para solicitação do visto B-2?

O primeiro passo é marcar uma entrevista de visto na Embaixada ou no Consulado dos EUA em seu país. Em seguida é preciso pagar uma taxa de processamento de visto e preencher o(s) formulário(s) de solicitação de visto exigido(s) em seu país: normalmente o DS-156 e, em alguns países, o formulário eletrônico DS-160. Os formulários estão disponíveis no site http://travel.state.gov/visa/frvi/forms/forms_1342.html.(Obs.: Na maioria dos países é necessário preencher os formulários de solicitação e pagar a taxa de solicitação antes de marcar uma entrevista. Informações sobre vistos específicas para o seu país estão disponíveis em: http://www.usembassy.gov/.)

Para a entrevista, é preciso levar vários documentos: (1) um passaporte com validade superior ao período da viagem; (2) o protocolo de confirmação da entrevista; (3) a página de confirmação de preenchimento do formulário de solicitação de visto; (4) recibo de pagamento da taxa de solicitação de visto; e (5) uma foto 5X5 cm.

É preciso também apresentar comprovantes do motivo da sua viagem; de que pretende deixar os Estados Unidos após sua visita; e que possui recursos suficientes para cobrir suas despesas durante a viagem. Verifique na Embaixada dos EUA em seu país se há necessidade de outro documento.

Se a viagem aos Estados Unidos for para tratamento médico, é preciso apresentar também: (1) diagnóstico de um médico local explicando por que o tratamento deve ser feito nos Estados Unidos; (2) carta de um médico ou instituição dos Estados Unidos mostrando disposição para fornecer o tratamento e descrevendo em detalhes a natureza, a duração estimada e o custo do tratamento; e (3) uma declaração informando quem pagará pelas despesas de transporte, médicas, de estadia e alimentação. Essa declaração deve incluir comprovante da capacidade para pagar essas despesas.

Quanto custará para obter um visto?

Para obter um visto é preciso pagar uma taxa não reembolsável de processamento de visto no valor de US$ 140 (a partir de junho de 2010). Dependendo do acordo de reciprocidade entre seu país e os Estados Unidos, também será preciso pagar uma taxa de emissão de visto. Para verificar se o seu país tem taxa de reciprocidade, consulte http://travel.state.gov/visa/frvi/fees/fees_1341.html.

Mais informações sobre visitas aos Estados Unidos por motivo de turismo ou tratamento médico estão disponíveis no site http://travel.state.gov/visa/temp/types/types_1262.html.

See You in the USA